Quais são os carros usados mais difíceis de vender?

Quando vamos comprar um carro logo imaginamos quanto será difícil vende-lo depois, por isso a Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado de São Paulo (Assovesp) realizou uma pesquisa com revendedores e divulgou uma lista de "Quais são os carros usados são mais difíceis de vender. "

A associação faz uma pergunta direta ao lojista entrevistado, sem sugerir nomes ou marcas. Por este motivo, há respostas como o nome de um carro e outras mais genéricas, como "veículos importados".

Na lista abaixo, é possível identificar as dez respostas que apareceram com mais freqüência no questionário enviado aos lojistas quando indagados sobre quais são os carros menos procurados nas revendas.

Confira:
Descrição Frequência
Veículos importados 17,5%
Marea, da Fiat 14%
Carros da marca Ford 7%
Carros franceses 7%
Tempra, da Fiat 7%
Carros fora de linha 5,3%
Ford Fiesta 3,5%
Gol 1.0 16V 3,5%
Carros da marca Peugeot em geral 3,5%
Renault Scenic 3,5%


Os carros importados ocupam o topo da lista da Assovesp. Depois deles, estão o Marea, da Fiat, os carros da marca Ford, os carros franceses e o Tempra, também da Fiat.

Os veículos que saíram de linha vêm logo a seguir. Depois deles, o Ford Fiesta, o Gol 1.0 16V, da Volkswagen, os carros da marca Peugeot e o Renault Scenic completam o ranking dos menos procurados.

Fora de linha


Os carros fora de linha também despontam na lista da associação por causa do risco de difícil manutenção. “Embora as montadoras sejam obrigadas por lei a manter as peças por, pelo menos, dez anos depois que o veículo sai de linha, nem sempre isso é respeitado”, diz Hervé.

Entre os carros descontinuados, a Fiat tem dois de seus modelos em baixa: o Tempra, fabricado até 1998, e o Marea, produzido até o ano passado. O primeiro tem, segundo os mecânicos, motor avançado, mas de difícil reparo. Já o Tempra, que inovou com o primeiro motor 16V, sofre com problemas de suspensão causados pela fragilidade do projeto, de acordo com os reparadores.

Carros da Ford

Ainda na lista de baixa procura da associação estão alguns carros da Ford. Segundo o índice RO, a montadora tem uma política conflituosa com as lojas de reparação e teria, segundo os mecânicos, restringido o acesso a informações técnicas apenas à rede de concessionárias.

Entre os veículos da Ford, o Fiesta é o único que aparece na lista da Assovesp. Segundo os mecânicos, a explicação se deve à dificuldade de mexer no motor Endura, que foi substituído pelo Zetec Rocam, em 1999. Isso porque, segundo eles, o primeiro motor exigia retífica com pouco tempo de uso.

Carros franceses

Os carros franceses também são pouco procurados. O Renault Scènic, por exemplo, aparece na lista da Assovesp e é criticado pelos mecânicos por causa da suspensão e da fixação do motor. Entramos em contato com a Renault, mas a empresa não se pronunciou a respeito.

Enquanto isso, segundo a Assovesp, os modelos do grupo PSA Peugeot Citroën são aceitos, muitas vezes, apenas em consignação. Isso porque, de acordo com o índice RO medido pela Oficina Brasil, a montadora tem a mesma política da Ford quanto à difusão de informações técnicas. Além disso, Hervé destaca problemas relacionados à tropicalização, como foi percebido no caso do Xsara Picasso. Como as estradas brasileiras ainda estão muitos quilômetros atrás das europeias, os efeitos foram diretamente sentidos na suspensão, na fixação do motor e na caixa de câmbio dos modelos. “Hoje em dia, esses problemas foram contornados”, reconhece Hervé.

Os queridinhos das multimarcas


Na contramão, alguns usados são tão concorridos que, antes mesmo de estacionar, já estão vendidos. Segundo a Assovesp, exemplo disso são os Chevrolet Captiva e Corsa e o Volkswagen Gol 1.0 8V, desde que não sejam brancos (cor comum nos táxis de São Paulo e em veículos de frota).

Mas apesar de citar alguns modelos, a Assovesp garante que hoje em dia, quem chega a uma revendedora não procura um carro pelo modelo, mas sim pela faixa de preço. Entre os veículos de entrada, os mais procurados custam, respectivamente, R$ 15 mil, R$ 20 mil ou R$ 18 mil. Fora esses, os carros de R$ 25 mil, R$ 38 mil e R$ 20 mil são, respectivamente, os que mais atraem o interesse dos compradores.

Já entre os importados, os mais negociados em 2008 no estado de São Paulo foram os utilitários esportivos ano 2007, como Cherokee Sport, Gran Cherokee, Hillux SW4, Nissan Pathfinder e Pajero Full, seguidos dos SUVs anos 2006 e 2008.

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