O SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - não tem fins lucrativos e iniciou suas atividades no estado de Pernambuco em 1946, sendo que na época logo após o término da Segunda Guerra Mundial, verificou-se necessidade de mão de obra qualificada para enfrentar o mercado de novas tecnologias. Esta qualificação da mão de obra, desde então, tornou-se uma prioridade para o estado de Pernambuco. Com grande necessidade de crescimento, via na falta de profissionais qualificados, condições de progredir, crescer e se tornar um estado cada vez melhor, oferecendo produtos e serviços que atendessem o crescente e exigente mercado.
Cursinhos básicos, mal preparados, para onde os profissionais eram encaminhados, não atendiam a demanda e nem tão pouco tinham estrutura adequada e professores preparados para repassar aos profissionais, a estes alunos, conhecimentos teóricos e práticos que viessem a torná-lo um trabalhador qualificado. Esta melhoria na mão de obra viria a melhorar não só os serviços e produtos oferecidos como também a vida econômica do profissional e toda sua família.
A unidade de Pernambuco do SENAC acolhia também os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará, sendo chamado de SENAC Nordeste Oriental que passou a ser independente dos outros estados em 1949, onde cada estado passou a ter uma unidade. A unidade do SENAC em Pernambuco foi fundamental para o desenvolvimento desta região do Brasil.
Agora no estado de Pernambuco são seis unidades, sendo uma na capital e cinco no interior e ainda tem as unidades como o SENAC Móvel, Ensino a distância, Centro de Moda e Beleza, Centro de Hotelaria e Turismo, Centro de Tecnologia do Varejo e o Núcleo de Informática.
O SENAC Pernambuco tem o Programa SENAC de Gratuidade juntamente com o governo federal para oferecer cursos profissionalizantes para a população de baixa renda, para os cursos que serão ministrados neste ano as inscrições foram até o dia oito de fevereiro de 2011, sendo que o candidato poderia ter uma renda por pessoa de até dois salários mínimos e ser matriculado ou terminado a educação básica, ser trabalhador ou desempregado, sendo que já foi divulgado o resultado deste processo seletivo. Os cursos gratuitos do Senac em Pernambuco são fundamentais para que o estado e toda região continue crescendo com qualidade de produtos e serviços mas também com qualidade de vida para a população.
Para o ano de 2012 ainda não foram fornecidas informações de quando começarão as inscrições e nem sobre a quantidade de vagas que estarão disponíveis, quem se interessar tem que ficar atento ao site www.pe.senac.br para obter informações. Estaremos atento também quanto às inscrições para os cursos gratuitos em 2012. Assim que as inscrições tiverem sido marcadas estaremos informando a vocês, não deixem de conferir também o nosso site.
0 comments:
Post a Comment