Apesar do grande crescimento do comércio online, a antiga técnica de vendas por telefone ainda continua presente no dia a dia dos brasileiros. Mesmo com a comodidade, praticidade e segurança oferecidos nas compras feitas através da internet, ainda é significativo o número de vendas realizadas nas milhares de ligações diárias, feitas para a casa dos consumidores oferecendo de tudo, assinaturas, CD’s, eletrodomésticos, planos de saúde e tudo que se possa imaginar. Ainda é muito comum alguém receber ligações de operadores de telemarketing tentando vender os mais variados tipos de produtos e serviços.
E é mais comum ainda, você como consumidor, não aceitar nenhuma das propostas. Por essa razão as empresas que trabalham nesse ramo precisam trabalhar na tentativa de qualificar profissionais com o intuito de torná-los capazes de fazer com que o consumidor adquira aquele produto ou serviço. É importante antes de qualquer coisa ter boa dicção, ser bastante comunicativo e ter alguns truques para se chegar ao êxito. Se você precisa aprimorar suas técnicas de vendas por telefone fique atento a alguns detalhes que farão grande diferença nas suas vendas.
Ao entrar em contato com o cliente você precisa ser rápido, direto e claro na sua proposta. Você tem aproximadamente 30 segundos, que é o que chamamos de “nível de inconsciência do consumidor”, onde ele irá decidir se quer ou não o produto. Dentro deste espaço de tempo você precisa ser ágil e ter os argumentos que irão fazer o futuro cliente a mudar de ideia. Você precisa fazer perguntas inteligentes e certas para ter a noção do que aquele consumidor precisa ou não.
Existem várias formas de se vender determinado produto ou serviço, mas por telefone você não tem muito tempo e por essa razão você precisa dizer exatamente o que o cliente quer ouvir. Preste bastante atenção a todas as dicas oferecidas inconscientemente pelo consumidor e utilize-as a seu favor. Se você prestou atenção, já notou que ouvir o cliente é fundamental para ter sucesso na venda.
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Muitas pessoas fazem justamente o contrário, acham que falando muito não irão dar tempo ao cliente de pensar e conseguirão vender, ou melhor, empurrar o produto, mas o cliente não é assim, não vai comprar nada empurrado. Aprenda a ouvir, nos poucos segundos que terá e irá criar um vínculo de amizade com o cliente e já começará bem a sua abordagem.
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Após abordar e apresentar o produto chegou a hora de você informar o preço e formas de pagamento. Nessa hora você precisa ser firme e manter o foco na venda, afinal de contas você precisa convencer alguém a comprar algo que talvez ele nem queira. Lembre-se que as pessoas não gostam de gastar dinheiro, você precisa ter argumentos muito bons para fazer alguém se tornar um consumidor fiel do seu produto.
E finalmente você faz o fechamento do negócio. Existem dezenas de formas que você pode fazer isso, escolha aquela que melhor encaixar na conversa que você teve com o cliente e não force demais a venda. Se ele der aquela pausa para pensar você pode utilizar esta frase “O senhor prefere receber o produto em sua empresa ou residência” aguarde a resposta e finalize a conversa.
Lembre-se que você pode efetuar uma única venda desta vez, ou poderá conquistar um cliente que irá lhe comprar outras vezes e até mesmo indicar parentes e amigos. Aí sim, você poderá dizer que teve sucesso nas vendas.
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