A região norte do Brasil é uma das maiores em extensão. Tem mais de três milhões de quilômetros quadrados e é uma das menos populosas, pelo último censo do IBGE a população total é de um pouco mais de quinze milhões de habitantes, colocando-se este valor no número total de habitantes do país que é de mais de cento e noventa milhões, este número é bem irrisório.
A região norte é composta por sete estados que são o Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e tem em quase todos estes estados um dos maiores patrimônios naturais do planeta: a floresta amazônica que é a maior floresta que ainda está preservada no hemisfério sul. Em algumas regiões ainda encontra-se o mangue e também o cerrado, fazendo com que a região seja rica em flora e fauna.
A economia da região norte é baseada na agricultura de subsistência, no extrativismo vegetal, pecuária e ainda conta com várias hidrelétricas que deverão subir de número com o término de várias obras em andamento. A região conta também com um dos maiores pólos industriais do país que a o Pólo Industrial de Manaus, que com a Zona Franca, distribui produtos para o Brasil e o mundo.
Uma grande fonte de renda na região norte é o turismo, pois suas belezas naturais atraem turistas de todo o mundo para conhecer animais e plantas que ainda não são muito divulgados e também conhecer a cultura dos povos indígenas que ainda possuem várias aldeias espalhadas pelos estados que a formam.
Publicidade:
A região norte é uma região que deverá permanecer sem muitos habitantes por muitos séculos, visto que a floresta densa, seus grandes rios e ainda o clima equatorial úmido, dificultam muito a vida daqueles que a habitam, sendo que isto pode ser um ponto positivo de preservação da floresta considerada o pulmão do mundo: a floresta amazônica.
Infelizmente, por muitas décadas, esta foi uma região praticamente esquecida por aqueles que governaram o país. Pouquíssimo investimento fizeram com que milhares de pessoas deixassem a região norte do Brasil para tentarem uma vida melhor, principalmente na região sudeste, na cidade de São Paulo.
A falta de impunidade também é um agravante, pois a beleza natural da região vem sendo destruída há anos e é cada vez maior a área devastada, acabando com a mata, os animais e a água. Situação preocupante não só para o Brasil mas para todo o mundo.
É preciso olhar com mais carinho para o Norte do Brasil. Os cuidados e as providências para resgatar esta região precisa sair do papel e entrar na prática o mais rápido possível, antes que seja tarde demais para salvar uma das mais belas regiões não só do Brasil, mas também do mundo.
0 comments:
Post a Comment