O Natal é sempre uma época especial, onde nos lembramos da solidariedade para com o próximo, afinal essa data comemora o dia do nascimento de Jesus Cristo, que foi a pessoa mais caridosa que já existiu. Por isso é comum vermos muitas ações comunitárias com o intuito de ajudar pessoas carentes nessa época do ano.
E os Correios não ficaram de fora dessa, criaram uma ação que já existe há mais de 20 anos, o Papai Noel dos Correios que esse ano começou no dia 11 de novembro, para presentear crianças que vivem em comunidades carentes.
Sempre são enviadas cartinhas destinadas ao Papai Noel, pois muitos pais incentivam os filhos a acreditar no bom velhinho que em toda a noite da véspera de Natal sai em um trenó puxado por renas e distribui presentes a todas as crianças do mundo. Assim se inspirando na fé das crianças os Correios criaram o Papai Noel dos Correios que é uma das maiores campanhas sociais natalinas do Brasil.
Através da campanha, as crianças enviam cartas ao Papai Noel contando o que gostariam de ganhar de presente, e com a ajuda de voluntários, os Correios cadastram os pedidos e distribuem os presentes. Mas todas as cartas enviadas precisam ser manuscritas pelas crianças, assim é um modo de estimular a redação de cartas por elas e ainda incentivando a solidariedade dos funcionários dos Correios e da sociedade.
Publicidade:
Por parte dos funcionários foi formado um coral que se apresenta desde o início da campanha, assim eles se apresentam todas as quartas-feiras no saguão da sede dos Correios na Vila Leopoldina, na Zona Oeste de São Paulo, onde circulam aproximadamente 5 mil pessoas, assim os funcionários incentivam a campanha, e também vestem figurinos diferentes de acordo com cada apresentação.
E no ano passado, o Papai Noel dos Correios passou a atender, além das cartas de crianças da sociedade, cartas de crianças de escolas, abrigos, núcleos sócio-educativos e creches. Assim a campanha atua em prol da educação, incentivando as crianças a terem interesse pela leitura e escrita, atendendo principalmente crianças necessitadas.
Por isso as escolas devem orientar as crianças a como escrever as cartinhas com endereço, CEP e selo postal colocados corretamente. Nos anos anteriores teve o problema de muitas cartinhas virem com os endereços corretos, assim era difícil a aceitação da carta.
As cartas além de serem escritas manualmente, basta ter “ Papai Noel” no remetente e o prazo para a postagem gratuita é do dia 18 de novembro a 14 de dezembro. Quem quiser pode ser voluntário, para atender o pedido das crianças, basta entrar em contato com os Correios [http://www.correios.com.br/papainoelcorreios2011/], escolher a carta que irá adotar, e entregar os presentes no local e data definidos pelos Correios.
Abaixo confira os pontos de apadrinhamento das cartas no estado de São Paulo:
Para proteger e preservar a intimidade da criança, o envelope contendo o endereço dela será separado da carta que será disponibilizada para adoção. O presente deve estar embrulhado em embalagem bem resistente.
0 comments:
Post a Comment