Quem pensa que o termo “Jornalismo” é moderno, engana-se, sua história é bem mais antiga do que muitos imaginam. Desde séculos antigos as publicações já tinham sido criadas, onde eram obtidas sob um suporte de cera ou argila com os selos cilíndricos e cunhas, esses objetos foram encontrados nas mais antigas cidades da Suméria e da Mesopotâmia do século XVII a. C.
Mas a primeira publicação regular que tivemos notícia foi de muitos séculos depois, na Acta Diurna, que o imperador Augusto mandava colocar no Fórum Romano no século I d.C. Essa publicação era gravada em tábuas de pedra, e foi fundada em 59 a.C por ordem de Júlio César, para deixar exposta a listagem de eventos ordenados por ele. Ainda na Roma Antiga e no Império Romano, a Acta Diurna era afixada nos espaços públicos, e trazia diversos fatos, como notícias militares, obituários, crônicas esportivas, entre outros assuntos.
Assim como o passar do tempo essa prática foi se desenvolvendo, a primeira publicação em papel aconteceu em 713 d.C em Pequim, na China, o Notícias Diversas. E assim com os anos foram aprimorando o jornal, mas sem nunca sair do foco, que era transmitir fatos para as pessoas.
No Brasil a inauguração da imprensa ocorre em 1808, juntamente com a chegada da Coroa portuguesa de D. João VI, começando com a Impressão Régia e posteriormente a Gazeta do Rio de Janeiro.
Publicidade:
E hoje, existe uma infinidade de jornais, praticamente todas as cidades brasileiras possuem um, é um meio de comunicação que nunca sai de moda. Afinal ele é capaz de transmitir diversas notícias ao mesmo tempo, basta ler. Mas como a modernidade chegou a todos os lugares, o jornal não seria uma exceção.
Há diversos jornais que tem sua versão online, assim sendo bem mais prático para os leitores ficarem em dia com as notícias do Brasil e do mundo. Pois há pessoas que não tem tempo para ler um jornal, mas quando estão no trabalho usando o computador ou em casa em algum momento livre, é só ligar a internet e procurar a notícia desejada ou o jornal que se queira ler.
E um dos jornais nesse quesito é o Comércio da Franca, um jornal diário brasileiro, publicado em Franca, região Nordeste do Estado de São Paulo. Ele tem 93 anos de existência, sem nunca ter interrompido suas atividades. Esse jornal possui vários cadernos diários, incluindo cadernos especiais de triagem semanal, como Veículos, Carreiras & Empregos e Turismo & Lazer.
O Comércio de Franca faz um grande sucesso nessa região, e está sempre inovando criando novidades como blogs temáticos, como receitas, turismo, entre outros. Se você quiser conferir esse interessantíssimo jornal então acesse o site [www.comerciodafranca.com.br] e confira.
0 comments:
Post a Comment