Os artrópodes são animais invertebrados que têm como característica principal a presença de membros rígidos e articulados e vários pares de pernas. Esse grupo é o que constitui o maior numero de espécies, sendo assim enorme sua biodiversidade. Os animais que compõem esse grupo são os insetos, aranhas, caranguejos, centopéias, embuás, entre muitos outros. Juntos eles somam mais de um milhão de espécies descritas que vão desde formas microscópicas de plâncton com menos de ¼ de milímetro até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.
Os artrópodes habitam praticamente todo tipo de ambiente: aquático, terrestre e representam os únicos invertebrados voadores.
Esses animais possuem os apêndices articulados, o corpo segmentado que é envolvido em um exoesqueleto de quitina. Os apêndices são especializados para a alimentação, percepção sensorial, defesa e locomoção. Apesar de serem segmentados, os artrópodes não possuem uma segmentação visível como a dos anelídeos (minhoca), isso porque seus segmentos diferenciam-se durante o desenvolvimento, alguns deles fundindo-se resultando na formação de tagmas. Nos insetos se formam três tagmas: cabeça, tórax e abdômen. Nos quilópodes (centopéia) e diplópodes (embuá) o tórax e o abdômen se unem formando o tronco. Em certos grupos de crustáceos a cabeça e tórax se unem formando o cefaltórax.
Como o exoesqueleto dos artrópodes não acompanha o crescimento deles, esses animais têm que se desfazer dele e formar um novo em um processo, chamado ecdise. O tempo e a quantidade de trocas do exoesqueleto variam de acordo com cada espécie.
Publicidade:
Muitos grupos de artrópodes respiram através de um sistema de tranquéias (túbulos que se abrem para fora do corpo através de poros que se estendem por todo o corpo, assim promovendo a troca de gases). Nos aracnídeos também existe as filotraquéias (pulmões foliáceos), os crustáceos respiram através de brânquias e os insetos aquáticos têm brânquias ligadas ao sistema de traquéias. O sistema circulatório dos artrópodes é formado por uma bateria de corações que se encontram espalhados ao longo do corpo e bombeiam a hemolinfa (o sangue desses animais que geralmente contém hemocianina que é baseada em cobre) que se encontra banhando os tecidos.
O sistema nervoso dos artrópodes é formado pela fusão de gânglios cerebróides e têm três regiões distintas: o protocérebro, o deuterocérebro e o triocérebro. Os artrópodes geralmente são dióicos, ou seja, há animais do sexo masculino e feminino, com fecundação interna. Os artrópodes em sua maioria são ovíparos.
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado do planeta. Há aproximadamente 800 mil espécies descritas, número maior do que todos os grupos de animais juntos. Eles podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas da Terra, mas somente um pequeno número de espécies se adaptou à vida nos oceanos. Os insetos têm o corpo divido em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Possuem três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Borboleta, gafanhoto, louva-a-deus, formiga, barata, são alguns exemplos dos animais pertencentes a esse grupo.
Há mais de 60.000 espécies de aracnídeos. A maioria das espécies de aracnídeos é terrestre, seu nome se deve às aranhas serem os primeiros animais a pertencerem esse grupo. Eles possuem quatro pares de patas inseridas no cefalotórax, possui um par de apêndices modificados em quelícera, um par de pedipalpos que variam de forma e função dependendo da espécie, não apresentam antenas e abdômen. Aranha, escorpião, carrapato, ácaros e opiliões são exemplos de animais que pertencem a esse grupo.
Existe uma grande diversidade de crustáceos, aproximadamente 50.000 espécies descritas. Em sua maioria, os crustáceos são marinhos, mas também há crustáceos de água doce e terrestres. Eles podem ser encontrados em quase todos os ambientes do planeta, desde fossas abissais dos oceanos até glaciares e lagoas temporárias dos desertos. Lagostas, camarões, cracas, siris e caranguejos são exemplos de animais que pertencem a esse grupo. O exoesqueleto desses animais, geralmente é mais forte que dos outros artrópodes.
Os quilópodes são animais que se locomovem rapidamente, são carnívoros e não se enrolam. Eles apresentam ente 15 e 191 pares de pernas dependendo da espécie e tamanho. A maioria dos animais desse grupo utiliza essas pernas para mergulhar na terra e tampam o buraco que fazem na terra sempre ao passar como forma de defesa. As centopéias e lacraias são os animais que pertencem a esse grupo.
Os diplópodes são animais herbívoros e detritívoros. Como forma de defesa, eles enrolam-se quando se sentem ameaçados, fingindo-se de mortos. Em outras situações eles eliminam substâncias repelentes que afastam os predadores. O corpo deles é dividido somente em cabeça, pequeno tórax e um longo abdômen segmentado. O embuá, piolho-de-cobra e gongolos são animais pertencentes a esse grupo.
0 comments:
Post a Comment