O açúcar está presente em diversos alimentos que comemos diariamente, então dificilmente há uma pessoa que nunca ingeriu o açúcar. Mas poucos sabem como ele é feito. Nessa matéria vamos mostrar todo o processo e os tipos de açúcar que existem no mercado.
Estima-se que a cana-de-açúcar originou-se em 6000 a.Cpróximo da Índia, mas durante a antiguidade, o açúcar só era visto como uma plante exótica, sendo utilizado apenas como tempero ou remédio. Já o preparo de alimentos adocicados era feito com mel de abelhas.
O interesse por essa especiaria começou no século XV, quando surgiram novas bebidas como o café, o chá e o chocolate que quando adocicados com o açúcar fez muito sucesso entre os europeus. Em 1943, o tão conhecido explorador Cristóvão Colombo começou o cultivo da cana-de-açúcar nas Antilhas, e assim o açúcar começou a ficar conhecido em todo o mundo.
Para se produzir o açúcar a primeira etapa é preparar a cana, onde ela é lavada, picada e desfibrada. Depois são levadas às moendas onde são trituras para a extração do caldo. O caldo é peneirado para eliminar as impurezas e depois é encaminhado para a fabricação do açúcar.
Publicidade:
Na fabricação do açúcar cristal, o caldo retirado da cana é aquecido e levado para os separadores, onde passa por um processo de decantação, em que as impurezas são absorvidas, fazendo com que ele se torne mais claro. Depois são realizados os processos de evaporação em que o caldo se transforma em um xarope e cristalização, onde esse xarope é enviado a outra etapa de concentração e cozimento que resulta em uma mistura de cristais com mel.
Depois são realizadas a centrifugação e a secagem, em que os cristais extraídos são enviados para centrífugas que os separam do mel. Depois eles são secados com secadores, que assim resultará no açúcar cristal propriamente dito.
Já para produção do açúcar refinado, o açúcar cristal é dissolvido em água, onde resulta em uma solução que passa por um novo processo de purificação gerando uma calda. Esta é aquecida até certo ponto, depois é transferida para batedeiras, onde é transformada em uma massa quente e úmida de açúcar. Depois essa massa é enviada para secadores com passagem de ar quente e frio. E por último o açúcar é peneirado para separar os aglomerados e assim tornarem os cristais mais uniformes. Depois da parte mais fina é extraído o açúcar de confeiteiro e do restante, é obtido o açúcar refinado. Há outros tipos de açúcar que são produzidos a partir do açúcar refinado como o açúcar light e açúcar refinado granulado que passam por etapas parecidas, mas que cada uma tem sua característica própria, assim dando origem a um tipo diferente.
0 comments:
Post a Comment