Sabemos que existem inúmeras pessoas no mundo e que esse número com o passar dos anos tem aumentado mais e mais, mostrando que a quantidade de seres humanos está aumentando de forma excessiva de modo a implicar em mais problemas sociais gerados por uma superpopulação.
Em 2005 foi feito um estudo segundo estimativas de demógrafos que se reunirão na França com intuito de estudar os grandes desafios da população mundial. E segundo o Instituto Nacional de Estudos Demográficos (INED) francês a Terra naquela época era habitada por cerca de 6,5 bilhões de pessoas.
Ainda nessa época afirmaram que a população mundial está distribuída de forma muito desigual na superfície terrestre. Contando os seis países que concentram maior número de pessoas como a China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Brasil e Paquistão totalizam 3,3 bilhões de habitantes, ou seja, mais da metade do total mundial na época.
Essa desigualdade também vale para a expectativa de vida, pois enquanto que em Zimbábue é de apenas 36 anos no Japão chega aos 82 anos. A infra-estrutura de cada país também conta muito para a qualidade de vida.
Publicidade:
De tempos em tempos o número de pessoas no mundo vem aumentando de maneira incontrolável nos últimos anos, em 1800 havia 1 bilhão, em 1930 havia 2 bilhões, depois foi aumentando em 3 bilhões em 1960, 4 bilhões em 1974, 5 bilhões em 1987, 6 bilhões em 1999, e os especialistas estimam que vá aumentar ainda mais mas de forma mais lenta e gradativa.
Hoje já se estima que haja entre 7 e 8 bilhões de pessoas no mundo, esse crescimento todo se deve ao fato de que a taxa de natalidade supera a taxa de mortalidade atual, há mais pessoas nascendo do que pessoas morrendo, o que traz diversos problemas econômicos se o país não tem uma infra-estrutura para comportar tantas pessoas de maneira adequada, sempre resultando em desigualdades sociais, fome, pobreza e problemas ambientais.
Os demógrafos da Organização das Nações Unidas estimam que a população mundial passe para 9 a 10 bilhões em 2050. A Terra é totalmente capaz de alimentar um número grande de seres humanos de 10 a 15 bilhões até. Mas o que é preocupante é a distribuição de recursos que dificilmente deixará de ser desigual.
Por esse motivo devemos pensar se estamos pensando no futuro da humanidade, pois cabe a todos nós refletirmos sobre os problemas que os ser humano vem causando especialmente ao meio ambiente e a nós mesmos. Uma atitude deverá ser tomada para que a população não cresça de maneira tão excessiva para assim termos melhores condições de vida, podendo auxiliar a diminuir essa desigualdade que existe entre os países e no interior dos mesmos.
0 comments:
Post a Comment