A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é a entidade responsável pela regulamentação da advocacia no Brasil, representando os advogados brasileiros. Ela foi criada em 1843,sendo conhecida como Instituto dos Advogados do Brasil, só foi instituída a Ordem dos Advogados 87 anos depois. A idéia de organizar a classe dos advogados brasileiros se deve ao parlamentar Francisco Gomes Brandão Montezuma, nascido em Salvador, Bahia, em 1794.
A palavra Ordem, veio da tradição francesa e está relacionada à Idade Média, onde havia as ordens da igreja ou às ordens da cavalaria. Naquela época o advogado era uma espécie de cavaleiros das leis e apesar de a Revolução Francesa ter acabado com todas as corporações profissionais, a tradição manteve-se quanto à denominação da palavra Ordem, assim inspirando o nome de várias entidades corporativas aos advogados em muitos países.
A Ordem dos Advogados do Brasil é uma autarquia federal de caráter corporativista e tem como finalidade: impor aos advogados os cumprimentos das obrigações legais e regulamentares, defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado de Direito, os direitos humanos, a justiça social, e lutar pela boa aplicação das leis, e pela rápida administração da justiça, lutar pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas, promover a representação, a defesa, a seleção, exclusividade e disciplinar os advogados em toda a República Federativa do Brasil.
Publicidade:
Dessa maneira todo bacharel formado em direito deve passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil, mais conhecido como exame da OAB, pois sem ele não é possível advogar, a menos que preste concursos, com exceção de promotoria e juiz. Por essa razão para a maioria dos futuros advogados essa é uma época de muita tensão e intensas horas de estudo.
O conteúdo do exame está de acordo com a grade de programação das universidades e faculdades, assim todas as matérias do direito cairão no exame da OAB, por essa razão é importante o aluno estar atento às aulas e tirar todas as suas dúvidas. As matérias que mais costumam estar presentes nos exames são Ética, Economia, Filosofia, História, Psicologia, Sociologia, Direito constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Penal, Direito Civil, Direito Processual, Direitos Humanos, Estudo da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina, Direito Ambiental, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e Adolescente, entre outras.
Calendário de Provas dos Exames da Ordem 2011-2012 | Provas da OAB 2011.2, 2011.3, 2012.1, 2012.2 e 2012.3:
O exame da OAB 2012 deverá seguir o mesmo critério dos anteriores, com uma fase de questões objetivas e outra prática-profissional, sendo que o edital de abertura estará disponível em 29 de dezembro, as inscrições poderá ser feitas pela internet até o dia 13 de janeiro custando cerca de 200 reais. A primeira fase com prova objetiva está prevista para o dia 5 de fevereiro. Não deixem de conferir no site da OAB o calendário oficial, preços e datas [http://www.oab.org.br/Servicos/ExameDeOrdem], bom estudo e boa sorte.
0 comments:
Post a Comment