No Brasil existem muitos impostos, sendo que aqui a carga tributária é uma das maiores de muitos países pelo mundo, países europeus e americanos costumam pagar menos impostos do que nós brasileiros. E o problema mais agravante é que além de pagar os maiores impostos, é aqui, no Brasil, onde eles são mais mal aplicados. Os recursos que deveriam ser destinados à melhorias diversas, para a infra-estrutura das cidades não chegam a este destino o que deixa os contribuintes ainda mais descontentes.
Um dos impostos que mexe no bolso do trabalhador é o IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores - que é um imposto estadual, cobrado anualmente, sendo que a metade do dinheiro arrecadado fica para o município no qual o carro está licenciado e a outra metade vai para os cofres públicos para ser usado em áreas como a saúde e educação. Porém, isto não vem acontecendo como deveria ser e vários proprietários de veículos vêm questionando o alto valor do IPVA.
O IPVA é cobrado a partir do valor do carro, ele pode ser de 1% até 6% dependendo do estado no qual o veículo está licenciado, no caso de São Paulo, no ano de 2011 a alíquota foi entre 3% e 4%, porém no ano de 2012 pode variar. Este ano, São Paulo, como outros estados, contou com um desconto para o IPVA o que agradou muito a população.
Publicidade:
Em São Paulo, como em todos os outros estados o proprietário de veiculo já deve ficar atento, pois o governo disponibiliza no site da Receita Estadual a consulta e geração da guia para pagamento do tributo, que é feito de acordo com a numero final da placa do carro, para quem quiser ficar por dentro dos valores para o ano de 2012 e adiantar para fazer o orçamento do pagamento pode acessar o site da www.fazenda.sp.gov.br ou do DETRAN www.detran.sp.gov.br .
Uma grande notícia para os paulistanos é que no ano de 2012, os valores pagos de produtos e serviços e que tiverem a nota fiscal paulista poderão ser descontados do valor do IPVA, o que gera um grande benefício para o consumidor que ao solicitar a nota, faz com o que o comerciante pague impostos corretamente e ainda ele pode ganhar descontos sobre os seus próprios impostos.
Assim, ainda está há tempo de você começar a pedir sempre sua nota fiscal e ter sua reserva de desconto garantida para o IPVA 2012 de São Paulo. Se no próximo ano houver novamente uma redução no imposto cobrado mais a redução dos créditos que você adquirir no decorrer desta ano, conseguirá fazer uma boa economia no pagamento do IPVA 2012. Não perca esta oportunidade, inscreva-se e garanta a nota fiscal, tendo assim a redução devida do pagamento de seu IPVA para o próximo ano.
0 comments:
Post a Comment