Apesar de hoje termos mais conhecimentos sobre a Tuberculose e mais recursos para tratamento, ela ainda é um grande desafio para a medicina e uma doença que gera muito medo nas pessoas.
O agente causador da tuberculose é uma bactéria do tipo bacilo conhecida como bacilo de Koch. Esse microorganismo pode além de afetar os pulmões causar danos a outros órgãos do corpo. Geralmente as regiões mais pobres do mundo são as que mais apresentam casos dessa doença, justamente por serem os locais com maior deficiência de saúde pública, condições adequadas de higiene, pobreza, desnutrição entre outros fatores. Por isto é tão importante, que o governo invista não apenas na saúde, não apenas doando remédios e aumentando postos e hospitais, porque se apenas isto for feito, sempre será preciso investir mais e mais.
O investimento precisa ser feito também na infra-estrutura, na construção de esgotos, oferecer condições dignas para as pessoas morarem. Este investimento resulta diretamente na boa saúde da população, na diminuição das doenças, de forma especial da Tuberculose, evitando assim, a contaminação de grande parte da população menos favorecida.
A contaminação se dá através do contato com o ar contaminado por gotículas de secreção suspensas no ar e inaladas por um indivíduo sadio. O doente por apresentar tosse como um dos principais sintomas da doença, vai expelir gotículas contaminadas no ar que poderão manter os microorganismos vivos por horas, desde que não sejam expostas à luz solar.
Ao primeiro contato com o microorganismo a pessoa não ficará de imediato doente. Ela poderá passar pelo período que os médicos chamam de latente, quando o pulmão já se encontra com a bactéria causadora da tuberculosa, porém o sistema imunológico do indivíduo foi forte o suficiente para impedir sua manifestação. Se por acaso algum dia esse mesmo indivíduo apresentar por qualquer motivo uma queda na atividade do seu sistema imune, essa bactéria em período latente poderá então desencadear a doença.
Os principais sintomas de quem já se encontra com a tuberculose são: fraqueza, perda de peso, perda de apetite, tosse persistente com produção de secreção, sangue no escarro ou sangue puro como resultado da tosse, febre e suor excessivo durante a noite.
O tratamento é padronizado no Brasil e é muito eficaz quando seguido com regularidade. O paciente tem direito de pegar toda a medicação necessária para o tratamento da tuberculose de forma inteiramente gratuita através do SUS. O tratamento inicial é feito com três medicações e é denominado RHZ. As medicações são: Rifampicina, Isoniazida e Pirazinamida.
Entenda a Tuberculose e seus sintomas, clique na imagem abaixo para ampliar:
Entenda a Tuberculose e seus sintomas, clique na imagem abaixo para ampliar:
É fundamental que a população seja informada de seus direitos, para que possam se tratar da melhor forma possível.
A Tuberculose tem cura, mas o tratamento precisa ser feito rigorosamente de acordo com as prescrições médicas e a medicação, fornecida gratuitamente pelo governo, deve estar disponível para todos os brasileiros que precisarem.
0 comments:
Post a Comment