A Teoria da Relatividade foi publicada em 1905 por Albert Einstein, um físico alemão que ficou mundialmente famoso devido à formulação dessa teoria, considerado o mais memorável de todos os tempos.
Essa teoria é o conjunto de outras duas teorias científicas: a Relatividade Restrita que foi a primeira a ser publicada por Einsten e nela mostra um caso particular do princípio da relatividade em que efeitos da gravidade são ignorados. A outra é a Teoria Geral da Relatividade, publicada dez anos após a primeira, essa versão é a mais ampla, integrando os efeitos da gravitação, surgindo então a noção de espaço-tempo curvo.
A Teoria da Relatividade se consiste na idéia que o espaço-tempo consiste de uma variedade que se diferencia em 4 dimensões pseudo-riemanniana, o que permite que noções de geometria seja utilizadas, também surge a idéia de velocidade da luz invariante.
Ao longo da história da filosofia e da ciência já falavam em relatividade, pois os estudiosos já iam compreendendo que dois referenciais diferentes oferecem visões perfeitamente plausíveis, ainda que diferentes, de um mesmo efeito. Esse princício da relatividade foi introduzido na ciência moderna por Galileu que afirmava que o movimento retilíneo uniforme só tem algum significado quando comparado com algum ponto de referência. Segundo Galileu não existe sistema de referência absoluto pelo qual todos os movimentos possam ser medidos. Ele estava se referindo à posição relativa do Sol com as estrelas de fundo.
Publicidade:
A partir dessa idéias Galileu desenvolveu cinco leis do movimento quanto a mudanças de referenciais. Depois dele surgiram muitos historiadores e físicos, incluindo o brilhante Isaac Newton que ajudaram no desenvolvimento da teoria, entre eles o físico italiano Olinto De Pretto, a quem atribuem a criação da famosa fórmula que explica a relação entre massa e energia. E segundo comentários ele desenvolveu a fórmula dois anos antes de Einsten, e que também teria previsto o seu uso para fins catastróficos, como no caso das bombas atômicas. Porém foi Albert Einsten o primeiro a dar corpo à teoria, unindo os diversos fatos que até então não tinham relação entre si e os interpretando de forma correta.
A relatividade não é assunto que tratamos diariamente, e muitos não entendem muito bem do que se trata, mas surpreendendo a todos ela faz sim, parte do nosso cotidiano. No caso da aproximação da velocidade da luz, a relatividade se torna muito importante, mas não podemos ver como isso ocorre utilizando carros ou aviões, porém as partículas subatômicas podem se movimentar rapidamente podendo alcançar velocidades próximas à velocidade da luz.
O GPS é um instrumento que utiliza mecanismos vindos da relatividade para determinar com alta precisão a posição na Terra. O GPS depende de satélites que ficam ao redor da Terra para determinar a posição correta, e se não fosse a relatividade, as medidas estariam erradas, devida a velocidade dos satélites que devem ser calculada de acordo com os efeitos da relatividade se não o fossem poderia causar grandes desastres.
0 comments:
Post a Comment