TEORIA DE DARWIN- RESUMO


Charles Robert Darwin nasceu em 1809 na Inglaterra, ele era um naturalista que ficou muito famoso ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução, através de sua teoria que explicava como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Seu feito foi tão surpreendente que ficou conhecido até hoje, pois a partir dessa teoria muitos estudos e outras teorias surgiram, e hoje ela é usada para explicar diversos fenômenos na Biologia.

Darwin começou a se interessar por história natural enquanto cursava o curso de Medicina, como era desejo de seu pai Robert Darwin que era médico, mas ao contrário de seu pai Darwin não gostou de medicina. Ele sempre se interessou pela história natural, colecionava insetos, ovos de pássaros, entre outras coisas, então ele começou a estudar taxidermia e com o passar dos anos fez diversos cursos, todos ligados à área de história natural.
Depois convencido por seu pai começou a cursar Teologia, para se tornar um clérigo, cargo que antes era muito bem conceituado na sociedade. E através disso convidado por amigos foi fez sua primeira viagem científica a bordo do brigue HMS Beagle, onde ficou 5 anos, e através de suas descobertas que começou a desenvolver sua teoria, seus escritos lhe atribuíram a fama como escritor.

Através de seus estudos ele tomou conhecimento sobre a diversificação das espécies, assim desenvolvendo sua teoria da Seleção Natural. Mas temendo que fosse severamente punido, assim como outros antes dele haviam sido, ele somente confiou as teorias para amigos próximos e continuou suas pesquisas tentado antecipar possíveis objeções.

Publicidade:


Porém ao saber que Alfred Russel Wallace havia desenvolvido uma idéia semelhante a sua, forçou a publicação conjunta das teorias. Em seu livro A Origem das Espécies, Darwin introduziu a idéia de evolução a partir de um ancestral comum, através da seleção natural.

Segundo o naturalista os organismos mais bem adaptados teriam maiores chances de sobrevivência que os menos adaptados ao meio, portanto os mais bem adaptados seriam selecionados para aquele ambiente. E sua teoria se aprofundava ainda mais dizendo que os indivíduos da mesma espécie apresentam variações em todas as suas características, sendo assim idênticos entre si, também que todo o organismo tem grande capacidade de reprodução, assim produzindo muitos descendentes, mas que apenas alguns chegam à idade adulta.
Ele afirmava também que o número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações, dessa maneira há uma grande "luta" pela vida entre os descendentes, por isso que poucos atingem a maturidade, e assim o número se mantém constante. E nessa "luta" pela vida, organismos com variações favoráveis às condições do ambiente, ou seja os mais bem adaptados tem maiores chances de sobreviver que os organismos com variações menos favoráveis.

Assim os organismos com variações mais favoráveis têm maiores chances de deixar descendentes, e com a transmissão de caracteres de pais para filhos, estes também apresentação as mesmas variações. Concluindo a teoria de Darwim, ao longo das gerações, a seleção natural melhora o grau de adaptação dos indivíduos ao meio.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
TEORIA DE DARWIN- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...