A pele reveste todo o nosso corpo, sendo responsável por nos proteger do meio externo e da ação de microorganismos, armazenando gorduras com reserva de nutrientes, na produção de vitamina D e na regulagem da temperatura corporal.
Ela é considerada o maior órgão do nosso organismo, e por isso temos que tomar os cuidados necessários para preservar a saúde da pele e ficarmos atentos a cada diferença nela gerada, pois todas as doenças de pele são visíveis. Felizmente a maioria das doenças de pele pode ser curada, mas para isso é bom diagnosticar o quanto antes, procurando um profissional quando você notar alguma mudança.
A acne que é uma doença muito comum, principalmente quando entramos na puberdade. Ela ocorre por causa do aumento do nível de hormônios sexuais, que fazem com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo, fazendo com que apareçam as espinhas, os cravos, os pontos negros e bolhas, principalmente na região do rosto, costas, ombros e peito. Assim a melhor opção é procurar um bom dermatologista, para ele indicar o produto que é mais adequado para o seu caso.
A alergia dermatológica é causada pelo nosso próprio organismo, que responde a uma substância estranha, que ele não reconhece. Há vários tipos de alergias dermatológicas, pode ser por alimentos, perfumes, entre outros produtos. Seus sintomas são pele avermelhada, descamação, coceira, rachaduras na pele e bolhas. Assim como a acne ela não tem cura, mas é possível amenizá-la através do distanciamento das substâncias que a causam.
Publicidade:
O câncer de pele é a doença de pele que mais causa preocupação entre as pessoas. Ele é causado pelo excesso de queimaduras solares ou por se expor muito tempo ao sol, pois os raios ultravioletas fazem com que as células da epiderme se transformem e multipliquem desordenadamente, assim o tecido da pele cresce além do normal, dando origem a um novo tecido, que aparece em forma de machas e feridas na pele. É uma doença muito complexa, tem que ser identificada no início, pois ai ela pode ser curada. Por isso você deve ficar muito atento a qualquer sinal e procure um dermatologista, uma forma de prevenir também é sempre quando sair usar o protetor solar.
Outra doença é a herpes que é causada por vírus e por isso é contagiosa. Ela é passada pelo contato sexual, atingindo órgãos sexuais com pequenas bolhas, mas também pode se apresentar na mucosa da boca. Ainda não há cura para essa doença que só aparece quando o sistema imunológico está debilitado.
Já a micose também é contagiosa, mas é causada por fungos, ela pode ser superficial ou profunda dependendo da região afetada. Uma das micoses superficiais mais comuns é a frieira, que geralmente é causada nos pés, quando estes não estão bem secos. Já as profundas, sendo as mais perigosas podem atingir os órgãos internos e a circulação sanguínea. Elas podem ser curadas através de medicamentos indicados por um médico. Por isso é bom ficar atento a qualquer sinal da doença e tomar cuidado onde você se encontra.
0 comments:
Post a Comment