Um dos mais populares lanches no Brasil é o pãozinho francês com mortadela. Consumido não só de manhã, mas também durante todo o dia entre uma refeição e outra o pãozinho francês com mortadela é prático e rápido de ser feito além de ser uma delícia. Alguns ainda incrementam o lanche acrescentando outros itens, mas basta a mortadela para dar um toque especial e deixar o lanche muito saboroso. Mas a mortadela é um dos ingredientes presentes em boa parte da culinária brasileira e é muito apreciada de norte a sul do país.
Independente da região do Brasil que você esteja, a mortadela pode ser encontrada nas grandes padarias e redes de supermercados. Várias marcas famosas produzem a mortadela e você pode saborear esta delícia com o pão francês, salada, doce ou qualquer outro acompanhamento de sua preferência. Para muitos é sinônimo de falta sofisticação, porém é preciso informar para estas pessoas que a mortadela agora está virando atração principal em muitos restaurantes do exterior e do Brasil. Já é muito elegante servir mortadela em festas e eventos.
Mas você sabe como é feita a mortadela? Muitos a consomem, mas poucos param para pensar como é feita a mortadela.
A mortadela é fabricada com carne magra de porco e sobras cruas de presunto e de copa. O alimento depois recebe uma camada de gordura (extraída da papada do porco). Durante todo o processo de fabricação a carne é cortada em pedaços e então triturada diversas vezes até virar uma pasta cremosa. Depois essa massa recebe a gordura e então é levada ao forno, para ser cozida ao vapor.
Publicidade:
Publicidade:
Alguns temperos também podem fazer parte do embutido, tais como: coentro, noz-moscada, pimenta preta triturada ou inteira. Na Itália a Mortadela é bastante consumida não só para sanduíches, mas também como tempero e “tira gosto”.
Uma curiosidade sobre a mortadela é que a famosa atriz Sophia Loren é considerada madrinha da Mortadela depois de ter estreado um filme em 1971 chamado “La Mortadella”. Depois disso os italianos acreditavam que a atriz era a maior divulgadora do produto e então a tornaram madrinha.
Vários mitos rodeiam a produção da mortadela mas é preciso deixar bem claro que seu processo de fabricação envolve apenas carne bovina ou suína, apesar de você também poder encontrar no mercado hoje opções de mortadela de frango.
Nos lanches, como tira gosto, ou até mesmo nas refeições você poderá servir a mortadela simples ou acrescida de outros ingredientes, há várias receitas de pratos sofisticadíssimos, com a mortadela.
Mas entre uma receita e outra, a mortadela continua sendo sucesso com o pãozinho francês em todo país, este sim, se tornou o lance favorito dos brasileiros e deverá continuar entre os preferidos por um bom tempo ainda.
0 comments:
Post a Comment