A gelatina é uma das sobremesas preferidas de muitas pessoas, pois além de gostosas elas são leves, indicadas para muitas pessoas que querem perder peso. Mas como ela é feita? Muitos têm dúvidas a cerca desse assunto, se você quer tirá-las fique atento a essa matéria, pois explica como se dá o processo.
A gelatina é composta de quatro ingredientes principais que são: gelatina natural, água, açúcar ou adoçante e sabores artificiais e corante de comida. Para quem não sabe a gelatina é uma proteína natural processada chamada de colágeno, que é encontrada em muitos animais e seres humanos. O colágeno é a proteína mais encontrada no nosso corpo, constituindo 1/3 de todas as proteínas.
È uma molécula grande e fibrosa, responsável por tornar a pele, ossos e tendões fortes e um tanto elásticos. À medida que envelhecemos produzimos menos colágeno e assim as fibras individuais de colágeno ficam ligadas de forma cruzada, o que resulta em tendões menos inflexíveis e perda da elasticidade da pele.
A gelatina que comemos é originada do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos. Para se fazer a gelatina, essas partes são trituradas e são levadas a um pré-tratamento com um ácido forte ou uma base forte que são responsáveis por quebrar as estruturas celulares, assim liberando proteínas, dentre elas o colágeno.
Publicidade:
Posteriormente a mistura é fervida e durante o processo, a grande molécula de colágeno acaba se quebrando parcialmente e assim o resultado é a gelatina. Ela é facilmente extraída, pois forma uma camada na superfície da mistura em fervura. E como é muito versátil, ela pode ser usada como ingrediente para outros alimentos, para engrossar a comida, dando mais consistência. Podemos encontra-la em iogurtes, chicletes, ursinhos de goma, creme de leite, cream cheese, marshmallows, sopas, salsicha, presunto, entre outros. Elas também podem ser usadas também para revestir comprimidos, assim tornando-os mais fáceis de engolir, assim como é utilizada em cosméticos.
Quando compramos a caixa de gelatina ela vem em pó, e na temperatura ambiente, a proteína da gelatina fica na forma de um espiral triplo, que é uma estrutura parecida com a do DNA. Ela contém três cadeias de aminoácidos separadas que se alinham e são trançadas uma em volta da outra, quando adicionamos água aquecida, ela quebra essas ligações. E assim a estrutura se desfaz e as cadeias ficam boiando na solução.
A água fria é colocada para que as cadeias se unam novamente para forma a estrutura helicoidal tripla. Mas como esse processo de resfriamento é lento então os espirais não se formam perfeitamente. Então em alguns lugares o espiral têm falhas, então a água entra nessas falhas e fica entre as cadeias. Assim a cadeia de cada proteína dá formato à gelatina e a água da o balanço, tornando a comida muito popular tanto entre adultos como entre crianças.
0 comments:
Post a Comment