A salsicha é apreciada por muitas pessoas especialmente em cachorros-quentes. Mas você sabe o que é na verdade a salsicha? Muitos dizem que ela é feita da carne do porco, será mesmo? Para tirar as suas dúvidas vamos explicar como ela é feita, por isso fique atento nessa matéria.
A salsicha na verdade é feita a partir de carne crua, gordura animal, ervas, especiarias e outros ingredientes. Ela mantém seu formato devido à sua embalagem em tom avermelhado que é comestível feita de intestinos de animais, mas em formas mais modernas ela é fabricada de forma sintética.
A carne usada na salsicha é picada ou moída e pode ser qualquer pedaço de boi, porco ou frango, na verdade são as sobras e aparas dos cortes tradicionais e de regiões pouco valorizadas desses animais. A primeira etapa começa quando as peças congeladas são cortadas em pedaços bem pequenos por um conjunto de máquinas. Depois elas passam por um aparelho denominado cutter que transformam a mistura em uma espécie de farelo.
Posteriormente juntam-se sal, amido de milho, temperos e conservantes que dão uma coloração rosada à mistura. Assim que a mistura sai do cutter começa o processo de embutimento, onde ela é usada para encher as tripas, que podem ser tanto naturais como intestinos de carneiro, quanto artificiais, feitas de plástico ou celulose. Depois as tripas são torcidas ou amarradas mecanicamente.
Publicidade:
As salsichas fechadas ficam por meia hora em uma estufa as temperaturas de 80ºC. Assim através de um termômetro que controla a temperatura avisa o momento em que o interior da salsicha chegar a 70ºC então chegou à hora de interromper o cozimento. As salsichas defumadas por outro lado, são mergulhadas em um líquido com essência de madeira que da o sabor característico do produto.
Depois do cozimento, as salsichas são resfriadas com uma ducha de água gelada por aproximadamente 20 minutos, assim eliminando microorganismos que possam ter sobrevivido ao calor da estufa. A salsicha consegue manter sua forma devido às proteínas da carne coagular durante o cozimento, criando uma camada externa fina que sustenta o formato do produto.
Depois a salsicha passa pelo processo de tingimento para dar um melhor aspecto ao produto. Assim ela é mergulhada em um tanque com um corante natural, depois ela toma um banho de ácido fosfórico para fixar a cor. E por último as salsichas são embaladas a vácuo, para assim garantir a conservação por um tempo maior.
Mas antes de ingeri-las recomenda-se que elas sejam fervidas para que eliminem microorganismos que possam ter resistido ao cozinho e ao choque térmico. Depois é só saborear essa delícia que pode ser preparada de várias formas, de acordo com a sua preferência.
0 comments:
Post a Comment