O ensino público no Brasil vem sofrendo fortes críticas há anos. Apesar de tantos avanços no país, crianças e jovens estão cada vez menos preparados em relação ao que é ensinado nas escolas públicas. Não é à toa que a busca por escolas particulares tem sido tão grande ultimamente. Mesmo com preços altíssimos, estas escolas têm sido a opção de muitos pais que não se importam do sacrifício feito, desde que possa ter a certeza que o filho ou a filha está tendo um ensino de qualidade, o que irá lhe garantir um futuro melhor.
Já faz alguns anos que o Governo de São Paulo vem adotando medidas para melhorar a qualidade do ensino para as crianças matriculadas em escolas públicas, uma destas opções tem sido a adoção do Caderno do Aluno.
Para quem ainda não sabe o Caderno do Aluno é uma ferramenta de estudo utilizada pelos alunos de escola pública de São Paulo desde 2009.
Tem como principal objetivo auxiliar na educação destes alunos funcionando assim como um complemento de estudo. Dessa forma o Governo Estadual também pode monitorar como anda a qualidade de ensino dentro e fora das escolas públicas de São Paulo, já que o caderno segue o aluno mesmo fora do ambiente escolar.
Estes cadernos são divididos em séries e volumes, sendo 4 volumes e distribuídos para o ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, e no ensino médio, 1º ao 3º.
No ensino médio as disciplinas que constam no caderno são: português, matemática, arte, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, inglês, química e sociologia.
Publicidade:
Esse material didático que é distribuído nas escolas da rede pública de São Paulo é de extrema importância dentro da vida acadêmica desses estudantes, já que o conteúdo dos cadernos reforça tudo aquilo que eles aprenderam em sala de aula.
No ensino médio os alunos recebem no total 12 cadernos que são trocados a cada bimestre.
De você tem um filho que estuda na escola pública ou que vai ingressar este ano na educação pública em São Paulo, saiba que sendo do ensino fundamental ou do ensino médio ele receberá estes cadernos, para que em casa ele possa continuar os estudos de forma muito mais programada, sequencial e coerente.
Cada caderno possui o conteúdo programático da série que ele se encontra, com exercícios e folha de respostas.
Talvez fosse interessante que outros estados pudessem também tomar este mesmo tipo de medida. A qualidade do ensino público no Brasil vem melhorando com o passar dos anos mas ainda não possui o conceito que todos esperam. Ferramentas extras de ensino como estas podem fazer toda diferença no aprendizado do estudante.
Acesse o site da Rede do Saber, do Governo de São Paulo para maiores informações:
0 comments:
Post a Comment