Assim como na medicina, a psiquiatria também trabalha com parâmetros. Se para os médicos as piores dores que alguém pode sentir são: infarto do miocárdio, cólicas renais, cólicas biliares, hipertensão intracraniana e a dor da gota, para os psiquiatras o maior transtorno que um paciente pode ter é o TOC.
Muitas pessoas sofrem com o TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo - e nem sequer sabem do problema que enfrentam. E a maior causa por tantas pessoas serem acometidas pelo TOC e não se darem conta é a falta de informação, a falta de divulgação do que vem a ser o TOC, seus sintomas, causas e tratamentos.
Quem sofre de transtorno obsessivo compulsivo afirma que esse é o sofrimento mais angustiante. E muitos sofrem e convivem com esta terrível angústia e não se dão conta do que realmente estão tendo que enfrentar e recebem inúmeras críticas ao invés de apoio e ajuda de familiares e amigos.
O TOC é caracterizado pela repetição de uma situação, por inúmeras vezes, causando sofrimento. Esse transtorno se apresenta em três formas básicas da doença.
Aqui segue as informações sobre cada uma delas. O mais importante é que ao notar algum desses comportamentos você possa ir ao encontro de um especialista que possa orientá-lo sobre como tratar os sintomas. Erroneamente as pessoas ouvem e seguem conselhos e amigos e parentes próximos sobre o mal que o aflige, mas somente um profissional poderá avaliar e ajudar o paciente que está sofrendo de TOC.
A primeira forma de manifestação: predominam pensamentos obsessivos. São intrusivos e invasivos fazendo com que a pessoa não consiga se concentrar em mais nada a não ser naquele mesmo pensamento, por horas a fio.
Publicidade:
A segunda forma de manifestação: rituais de verificação. Muito comum. O indivíduo confere várias vezes se já fechou a porta, as janelas, se desligou o gás, se apagou a luz, lava as mãos repetidas vezes enfim, é uma condição terrível que causa muito desconforto e faz com que a pessoa até comece a chorar com o próprio comportamento que não consegue controlar.
Quem vê, pode não compreender o comportamento estranho e pensa que basta querer parar com tal condição, mas o problema vai muito mais além do que o simples querer.
A terceira forma de manifestação é a forma mista - une os dois tipos acima citados.
Várias podem ser as causas para o surgimento desse transtorno no indivíduo, porém alguns fatores são mais definidos, tais como:
Componente hereditário e conflitos internos.
O tratamento deverá ser feito sob acompanhamento do especialista que utilizará técnicas de psicoterapia e uso de medicamentos específicos.
Leia também e saiba mais sobre:
- TAG Transtorno de Ansiedade Generalizada
- Transtorno de Personalidade Borderline
- Transtorno Bipolar do Humor
Se você notar algum desses comportamentos que foi citado, procure o médico e converse com ele para que ele possa orientá-lo da melhor maneira possível.
0 comments:
Post a Comment