A gravidez é um momento esperado pela maioria das mulheres. Boa parte delas sonham em ser mãe e quando não conseguem, por variados motivos, investem em tratamentos que muitas vezes conseguem transformar em realidade. Desde o momento em que fica sabendo da gravidez a futura mamãe já começa todos os preparativos para a chegada do bebê.
Os preparativos dizem a respeito a ela mesma e principalmente ao bebê. Vem a decoração do quarto, roupinhas, móveis, roupas de gestante e vários outros detalhes que são resolvidos um a um com muito prazer pela futura mamãe.
Durante a gravidez o corpo da mulher passa por diversas mudanças e essas mudanças podem provocar muitas dores, desconforto e até má postura. Algumas mulheres sofrem muito com estes problemas, outras nem tanto. Muitas começam a praticar exercícios físicos para melhorar o condicionamento e aquelas que já tinham esta rotina continuam ou até mesmo intensificam, fazendo tudo isto nas melhores das intenções.
Mas para todas as gestantes é preciso ter bastante cautela ao começar qualquer tipo de condicionamento físico ou prática esportiva, pois a gestação deve ser sempre levada em consideração.
A prática de pilates para grávidas, por exemplo, é aconselhada, porém é preciso que haja acompanhamento de um profissional. Se não houver nenhum tipo de restrição médica o pilates poderá ser então praticado desde o terceiro mês da gestação até o final do sétimo mês.
Publicidade:
Alguns dos benefícios trazidos pelo pilates são:
Alongamento e fortalecimento da musculatura, principalmente do abdômen, glúteos e também da parte inferior das costas, que é a base de sustentação da coluna.
Além de melhorar bastante seu condicionamento físico, controlar o peso e causar bem-estar para a gestante, o pilates irá ajudar muito no trabalho de parto, já que fortificar essa região abdominal irá trazer grandes vantagens para a mulher.
No entanto, é muito importante que esta modalidade seja praticada de maneira correta, sempre com a supervisão de um profissional que possa conferir a postura que o exercício está sendo realizado para evitar danos maiores.
A duração da aula neste caso deve ser a mesma que a de um aluno convencional, aproximadamente de uma hora. O que é preciso ter em mente é que sendo pilates ou não a gestante deve sempre passar primeiro por uma avaliação médica para saber se ela realmente está apta para a prática desse tipo de modalidade.
O que a gestante não pode, em hipótese alguma, é iniciar a prática de pilates ou qualquer outro exercício sem antes consultar seu médico. E mesmo após ter sido liberada para os exercícios deverá ter o acompanhamento de perto de um profissional para conferir se ela está realizando o exercício de forma que não venha a prejudicar nem a ela e nem tão pouco o bebê.
0 comments:
Post a Comment