Todo segundo semestre do ano é a maior correria, especialmente para os estudantes que irão concluir o ensino médio, já que a maioria presta o Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido por sua sigla Enem. Esse exame foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação, que viu a necessidade de avaliar a qualidade geral do ensino médio no país.
Mais tarde o Enem começou a ser usado como exame de acesso ao ensino superrior em universidades públicas brasileiras, o que estimulou ainda mais os alunos a prestarem. Ele é considerado o maior exame do Brasil, sendo que praticamente todas as cidades brasileiras participam.
Além disso, a prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsas integrais ou parciais em universidades particulares através do Programa Universidade para Todos (ProUni). E em 2009, o exame passou a servir como certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, assim substituindo o exame que eles faziam, que era o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Devido a tudo isso, hoje o Enem é feito por milhares de pessoas que buscam um futuro melhor e estudar para iniciar em uma carreira profissional. O Enem desse ano já foi em outubro, e os resultados saíram.
Publicidade:
Se você quiser conferir novamente, pode acessar o site oficial do Enem 2012 na página [http://enem.inep.gov.br/], onde você irá encontrar todas as provas e gabaritos.
Nessa época é muito expectativa, mas se infelizmente você não passou no Enem desse ano, não desanime, continue estudando e se esforce, pois sempre há o do ano que vem. Para o Enem de 2012 você poderá fazer as inscrições duas vezes ao ano sendo uma no início do ano em janeiro e a outra no mês de julho, assim dando tempo para que o INEP fala o processamento e elaboração das provas do Enem, assim como confirmação do pagamento das taxas de inscrição e envio dos comprovantes de inscrição, que contém o endereço do local da prova aos candidatos.
Para fazer a inscrição, é só acessar o site do INEP e preencher os formulários de inscrição, imprimir a GRU da taxa de inscrição, realizar o pagamento e aguardar a confirmação. A taxa é de 35 reais, porém os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas não precisam pagar. Por enquanto no site ainda não é possível efetuar a inscrição, mas fique atento às novidades que surgirem nele e também confira muitas informações importantes e noticias na página [http://portal.inep.gov.br/home].
Não perca tempo e comece a estudar, afinal os estudos nos levam para frente, sempre nos fazendo adquirir mais conhecimento, o que nos faz crescer como ser humano, mas claro sempre com bom senso e responsabilidade.
0 comments:
Post a Comment