ALIMENTOS TRANSGÊNICOS- EXEMPLOS, BENEFÍCIOS


Os alimentos transgênicos são aqueles modificados geneticamente, através do uso de técnicas modernas de engenharia genética, adquirindo características de outros organismos, assim apresentando modificações que seriam impossíveis serem obtidas com técnicas de cruzamento tradicionais, como uma planta com gene de vaga-lume ou uma bactéria produtora de insulina humana.

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o processo da transgenia, se é possível mesmo realizar uma experiência que parece absurda, coisa de filme de ficção, mas as experiências com alimentos transgênicos iniciaram na década de 70, quando através da manipulação direta do DNA, foi obtido o primeiro organismo transgênico, uma batécria com um gene de resistência a antibiótico de outra bactéria.
Há várias técnicas para se obter um ser transgênico, cada experimento é baseado nas características do gene que se quer inserir, sua localização e outros aspectos mais minuciosos.

Um exemplo de como essas técnicas estão cada vez mais presentes na nossa realidade, é que hoje podemos comprar de empresas especializadas, pequenas estruturas de DNA que são usadas como transportadores de genes, chamadas plasmídios, que são construídos com genes de quatro ou cinco organismos diferentes e mais um pedaço sintetizado em laboratório.

No começo houve uma grande polêmica quanto ao uso dessas técnicas, afinal é algo que foge do natural, que é contra a ética. Mas logo notaram que essas técnicas tinham um grande potencial biotecnológico, capaz de proporcionar o melhoramento genético, assim auxiliando nas práticas agrícolas, para a obtenção de espécies melhoradas.

Publicidade:


A primeira planta transgênica foi criada em 1983, com a inserção do DNA de uma bactéria, mais tarde em 1992, devido ao avanço da técnica e a realização de testes foi obtido o primeiro tomate transgênico, que mais tarde foi comercializado nos Estados Unidos.

Há vários benefícios em torno dos alimentos transgênicos como maior resistência a pragas, maior teor protéico ou vitamínico, melhor adaptação a determinadas condições ambientais. Bons exemplos são os produtos de uso farmacêutico, como a produção de hormônios e outras proteínas humanas por bactérias ou que estão presentes no leite de animais. E outra vantagem é que esses produtos são baratos e seguros.
Porém como em tudo há riscos nas experiências com transgênicos também ocorreu na década de 80, quando fora fitos experimentos com o fator VIII de coagulação sanguínea produzido por baterias, evitando assim a sua obtenção a partir de sangue humano, porém essa prática resultou na extensa contaminação de hemofílicos pelo vírus da Aids. 
Assim um dos principais problemas com o risco que essas experiências trazem é sua incerteza, pois ao inserir genes de um ser para outro, não sabemos ao certo qual reação terá até que aconteça, isso é porque os cientistas não conhecem todas as características dos organismos que estão produzindo e seu efeito sobre a saúde de humanos e ao meio ambiente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS- EXEMPLOS, BENEFÍCIOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...