Como solicitar a Portabilidade Numérica?

O que é a Portabilidade numérica?

Portabilidade numérica é o direito de trocar de operadora (Celular ou Fixo) e continuar com o mesmo número da operadora antiga.

Se você é cliente Vivo e deseja mudar para operadora Tim o seu número permanecerá o mesmo, isso significa liberdade de escolha, clientes não mais irão ficar presos em uma operadora por conta do seu número.

A partir de segunda-feira (02/03) ela chega aos estados de São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará.



Como solicitar a Portabilidade Numérica??

Para solicitar a portabilidade, o usuário deve entrar em contato com a prestadora para a qual deseja migrar. Após informar os dados pessoais (nome, endereço, CPF, RG), número do telefone e o nome da atual prestadora, ele receberá o número de protocolo da solicitação. O prazo máximo para que o serviço seja portado é de até cinco dias úteis. Durante este período, o telefone pode deixar de funcionar por até duas horas. “Quando os prazos não forem observados o cliente pode recorrer à operadora para onde vai migrar, à ABR Telecom e à Anatel”, afirma a advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) Estela Guerrine.


Estela explica também que nenhuma operadora pode negar receber um cliente por ele estar inadimplente com alguma outra prestadora. “A portabilidade e a relação com a atual operadora são coisas distintas. A empresa tem que aceitar o cliente e, depois, ele resolve com a operadora antiga as pendências que ficaram”, diz.



Tenho que pagar a transferência?

Para solicitar a transferência o cliente tem que pagar uma taxa de R$4,00, as grandes empresas Vivo, Tim, Oi e Claro dizem que não irão cobrar a taxa de transferência.

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