Existem certos momentos na vida em que recebemos aquela força de alguém que escolheu por oferecer ajuda. Em determinadas situações é conveniente demonstrar o agradecimento a esta ajuda e essa demonstração pode ser concretizada na forma de uma carta. Às vezes, a ajuda vem em situação profissional e muitas vezes é o pontapé inicial para um possível sucesso dentro de suas funções. Nada mais adequado do que se utilizar de uma carta de agradecimento para expressar sua gratidão a este ato.
[Clique para Ampliar]
É possível encontrar na internet uma infinidade de modelos de cartas de agradecimento profissional e cabe a você escolher aquela que melhor de adeque às suas necessidades e realidade.
O que levou você a decidir escrever essa carta também é importante e a principal dica que deve ser levada em consideração é a linguagem empregada na carta. Precisa ser algo sincero, direto e não precisa ser nada rebuscado. Lembre-se que você está escrevendo uma carta de agradecimento e não uma carta com termos jurídicos.
Inicie a carta com “Prezado(a) nome” e informe o motivo do agradecimento de forma inteiramente suave. Seja sucinto e não seja repetitivo. Agradeça pela oportunidade que foi oferecida seja qual ela tenha sido e informe o quão importante essa ajuda foi dentro de sua vida profissional.
Existem situações em que esta carta de agradecimento profissional é a forma mais adequada de confirmar sua admiração e gratidão por alguém, que lhe deu uma oportunidade no mercado de trabalho. Por exemplo, vamos supor que você faça uma visita aos acionistas de sua empresa, e durante o tempo em que você faz a visita, os acionistas o recebem e além de demonstrar toda a boa recepção oferecem serviços de guia turístico pela cidade visitada. Com certeza após terminar a visita nada mais conveniente que agradecer a hospitalidade e o atendimento durante a visita de negócios, e é nesse momento que uma carta de agradecimento profissional pode ser utilizada sem erro.
[Clique para Ampliar]
Outro momento importante é quando você deixa seu emprego. Seja por sua própria iniciativa para ir para uma outra empresa que lhe oferece melhores condições de trabalho ou melhor remuneração ou ainda, seja por motivo de demissão que tenha partido da própria empresa em que você trabalha. Em um futuro próximo, a empresa poderá precisar novamente de você e sua convocação novamente para o cargo dependerá de forma exclusiva da forma como foi seu desligamento. Por isto, em qualquer situação, remeta uma carta de agradecimento.
É muito importante que esta carta não tenha sentimentalismos. Por mais que você tenha liberdade com seus colegas de trabalho e superiores, não redija uma carta sentimental. Que ela seja objetiva, mostrando apenas a sua gratidão pela oportunidade e o quão importante foi esta experiência na sua vida e que você se empenhou ao máximo para retribuir a confiança da empresa a você depositada.
0 comments:
Post a Comment